mitos alimentares

depois de passar um bom tempo fora do Brasil, eis-me de volta a essa republiqueta sem-vergonha. a maior parte desse período foi vivida em França, onde descobri dois mitos alimentares sobre os locais:

– “francês não gosta de hambúrguer” – mentira. em Lyon, há dezenas de ótimas lanchonetes que fazem hambúrgueres deliciosos. metade deles costuma ser montada à americana, com queijo cheddar, bacon, molhos clássicos e coisas do tipo; a outra metade tem toques franceses (queijo chèvre ou reblochon, molhos locais etc).

– “francês não gosta de churrasco” – mentira. meu professor de francês e ídolo, mestre Jean-Jacques Chatelard, disse-me, certa vez, que os franceses não nutriam simpatia por esse “hábito bárbaro”, tanto que usam a palavra inglesa “barbecue”, ao invés de terem uma própria. pode até ser que JJC não curta churrasco, e ele tem crédito de sobra para ter esse tipo de opinião, mas a verdade é que os conterrâneos adoram um churrasco: minha despedida de Lyon e minha chegada em Nice foram, ambas, marcadas por churrascos. o que francês não gosta, na real, é do preço da carne (o quilo do contrafilé custa, em média, 22 euros num açougue lionês).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s