Colares

uma nota triste de 2016 da qual só soube agora: o ano passado, que levou dessa Terra tanta gente boa, foi também o último do Barão Bodo von Brümmer, o viticultor mais foda de Portugal. morreu aos 105 anos, antes que eu o pudesse conhecer (e eu queria).

descobri-o lendo essa matéria da revista de bordo da TAP, num voo que me levou de Berlim a Lisboa, em 2014. chegando à capital portuguesa, fui à Garrafeira Alfaia buscar os vinhos que havia pedido ao Pedro, dono da loja, que me selecionasse para levar ao Brasil. pedira doze garrafas, à livre escolha dele, com apenas uma condição: uma delas deveria ser de Colares, nas colinas de Sintra, uma pequena região demarcada que produz os vinhos mais raros de Portugal. e a história do barão suíço que, desenganado pelos médicos, viera morar em Portugal há mais de quarenta anos era espetacular.

chegando à Garrafeira Alfaia, perguntei ao Pedro se o vinho de Colares que estava na minha relação era da vinícola do Barão Von Brümmer. e, sim, era: um vinho da Casal de Santa Maria, um pinot noir (infelizmente, não era o ramisco) vindo de uma vinha plantada em pé franco na areia, imune à filoxera – inseto que devastou a viticultura europeia no final do século XIX e início do XX. todas as garrafas que trouxe dessa viagem de três anos atrás já se foram, exceto por este Casal de Santa Maria, que está prometido para ser aberto com o Jonas e a Elisa, em uma certa ocasião – assim que se concretizar a coisa de que trato nos posts imediatamente anteriores.

aqui tem um vídeo do Barão Von Brümmer, gravado em 2012. ainda quero provar os ramiscos e malvasias do Casal de Santa Maria e de outros produtores de Colares. por ora, um minuto de silêncio pela vida fantástica que ele teve. aliás, em consonância com o post de hoje cedo, o Barão Von Brümmer tornou-se viticultor AOS NOVENTA E CINCO ANOS, depois que teve um estalo, num leito de hospital, depois de uma cirurgia. e eu aqui, encucado com a ideia de, aos 35 anos, estar velho para certas coisas…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s