l’argent

vejo cada vez mais gente se referir a moedas pelo nome dos mandatários dos respectivos países. coisa de vários anos, que sempre achei ridícula mas sobre a qual nunca falei nada. agora, então, parece que 20 reais são “20 golpes”, 10 dólares são “10 obamas” e por aí vai. mesmo antes de se chamar “golpe”, essa mania, que pegou muita gente boa, já me parecia deprimente. agora, continua sendo, só mudou o nome.

da minha parte, se for para trocar o nome da moeda, prefiro “merréis”, “cruzeiros”, “contos” ou “pilas”, coisas de velho mas que guardam alguma associação com a moeda corrente de outrora, e não com seus mandatários. quem quiser usar o nome desses ou expressão que remeta à situação política atual, que use – não é minha intenção cagar regra sobre o vocabulário alheio. mas estou onde sempre estive: fora dessa.

Anúncios

2 thoughts on “l’argent

  1. também não gosto disso. eu realmente acho importante cada país ter sua moeda. quando estive no camboja, eles viviam pedindo dinheiro em dólar americano, minha amiga falou: que absurdo, é parte da identidade dum país ter sua própria moeda. hehe. eu nunca tinha pensado nisso, mas depois acabei meio que concordando. detalhe: eles têm moeda própria, mas não valorizam, preferem dólar americano, quando não falam “reais”, eu sinto que as pessoas não valorizam a moeda nacional que transcende qualquer governo.

  2. Não sei se sabe mas “conto” foi uma das primeiras notações científicas. O termo significa um milhão. Um conto de réis – velha moeda portuguesa – era um um milhão de réis. Os “merréis” (ou “melréis, em Portugal) são mil réis – um escudo – algo como 0,005 euros actuais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s