sem nome

names, secret names
but never in my favor
but when all is said and done
it’s you I love

(Morrissey, “Whatever happens, I love you”, 1995)

*

domingo teve show do Morrissey em Brasília e eu não fui: já vi um, quinze anos atrás, e acho triste que ele esteja há trinta anos reclamando das mesmas coisas. não pegou ninguém, continua a sentir-se vítima. já há nove anos, em 2006, escrevi que “outros artistas amadureceram, mudaram seus pontos de vista, viveram outras coisas – têm, portanto, mais a ver com a mobilidade de nossas vidas, ao passo que o topetudo parece preso ao passado – se não na forma, ao menos no conteúdo”. mantenho o que disse. é o mesmo nome, a mesma choradeira; esse é um post sobre nomes.

*

há muitas garotas por aí. poucas, contudo, são as que me fazem mover qualquer palha para ir atrás delas. é preguiça mesmo. dia desses, apareceu uma com prenome diferente – comum num outro país aí, mas raro no bananão. mas o dela tem uma letra diferente, não sei se por culpa dos pais ou do cartório. ela não é única, mas foi a única coisa em que pensei naquela noite. provavelmente, eu a verei novamente, não a abordarei e ficará por isso. e será a única menina com esse nome, ou ao menos com essa grafia, que conhecerei.

*

não sabia, mas meu avô materno, que tinha um nome diferente, o deve a um santo: Santo Hegésipo (110-180), teólogo cujos textos foram, em sua maioria, perdidos. fiquei interessado em saber mais sobre essa figura e vou atrás, ainda que a ignição tenha sido algo tão banal quanto um nome. queria saber se meu avô, falecido há quase trinta anos, conheceu algo sobre o inspirador de seu nome.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s