quatre-vingt-dix

hoje meu avô paterno, João, completa 90 anos. provavelmente, ele nem se importará muito com a data, não fará grandes festas. eu é que acho isso legal e comemoro aqui, a uns mil quilômetros de distância. até pouco tempo atrás, ele andava uns 10km de bicicleta todo dia, além de nadar no rio Paraibuna ocasionalmente.

só o conheci em 2007, quando ele já tinha 82 anos. devo tê-lo visto cinco vezes, desde então, e é bem estranho ter pouca intimidade com alguém a apenas dois graus de separação na linha familiar. dele, herdei a torcida pelo Santos, a pouca tolerância com gente burra e o sotaque, embora ele tenha um pouco de acento português – o que é bizarro, porque o português da família é o avô dele, meu tataravô, que morreu quando seu João Sanhaço era criança. os olhos azuis, por sua vez, se perderam na genética – meu pai tem olhos verdes e eu os tenho castanhos.

meu avô trabalhou como ajudante de serviços gerais numa cooperativa de laticínios: de esvaziar latões de leite vindos da fazenda a entregar iogurtes, fez de tudo. teve doze filhos, sendo onze do primeiro casamento (meu pai é o terceiro) e uma de um segundo relacionamento. anos atrás, ele reformou a própria casa, construindo um muro lateral com as próprias mãos, até o reboco. faltam-lhe vários dentes, sobra-lhe disposição para comer salgadinhos (esses da Elma Chips) e beber refrigerante – e, acreditem, ele é muito saudável aos 90.

isso é tudo que sei sobre meu avô, essa figura que não foi muito legal com a minha avó e que hoje chega às nove décadas de vida. parabéns, João Sanhaço. que o senhor fique por aqui por mais uns 40 anos, pelo menos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s