tô fora

ligou no meu ramal, agora, uma mulher de um tal de fundo de previdência complementar dos funças. ela disse que estaria, durante a semana toda, à disposição num lugar X da Telerj para explicar algo envolvendo perdas salariais de funças no momento da aposentadoria, por conta de umas mudanças no regime, e perguntou “qual seria o melhor horário para estar marcando” uma explicação para mim.

disse a ela que não tinha entendido nada.

ela explicou essas coisas todas de mudança de regra, com relativa riqueza de detalhes. continuei sem entender porra nenhuma, daí ela falou que eu deveria me preocupar com as “perdas salariais de 20 a 30%” que vão acontecer quando eu me aposentar. dada a incerteza da economia brasileira hoje – e a certeza de que o país vai quebrar no médio prazo -, me pareceu, agora, que ela, ao cravar um percentual tão exato para um período tão distante, quis dizer que joga tarô, búzios e lê o futuro nas borras do café tipo robusta. mas, na hora, nem me ocorreu esse pensamento.

enfim, ela perguntou quando poderia me ver para falar sobre esse negócio da aposentadoria. como nunca estou interessado no que funças têm a dizer, expliquei a ela, polidamente, que aposentadoria é coisa de velho e que eu não tenho interesse em ficar velho nem estou perto disso, e que o melhor momento para falar com ela sobre esse tipo de coisa era daqui a 70 ou 80 anos. sem levantar o tom de voz, ela disse que o melhor momento para se preocupar com essas coisas era agora, quando jovem, e perguntou se eu realmente não me importava com a minha aposentadoria. daí eu disse a ela que tinha a esperança de não chegar a me aposentar, gastando todo meu dinheiro com uísque e mulher antes disso, mas agradeci pela preocupação dela.

enquanto isso, aqui entre nós: todo mês, religiosamente, mando um dinheirinho para fora, em operações devidamente declaradas ao fisco brasileiro. o último a sair do país, que apague a luz.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s