pagoda

duas semanas atrás, era segunda-feira à noite e eu acabara de sair da aula de inglês quando lembrei que precisava sacar dinheiros para pagar a dods. passei na loja de conveniência do posto da 313 Sul e, enquanto esperava o caixa me entregar a grana, ouvi alguém falando em inglês. olhei para trás e vi uns orientais. a máquina terminou seu serviço e eu me virei para tomar o rumo de casa, mas percebi que o oriental, com a família a tiracolo, sofria para se fazer entender com o atendente da loja.

resolvi interceder e perguntei se podia ajudar. num inglês bem sem-vergonha, o cidadão explicou que queria saber o que ia naqueles sanduíches de posto (aqueles triangulares, feitos de pão de forma, com gosto de vácuo). li os rótulos para ele e ele quis saber se tinha algum de frango. ofereci um de peito de peru e ele disse “não, peru não”. perguntei o que ele comia, respondeu que poderia ser frango ou porco, mas peru e vaca não rolavam. peguei um de presunto e queijo e ele gostou da ideia e agradeceu.

curioso, perguntei de onde eles eram… e ele me disse que é de Mianmar. pois é, uma família birmanesa na loja de conveniência da 313 Sul. estavam vestidos como aquela galera das filas da sopa da Grande Depressão – agasalhos de moletom surrados, calças jeans no mesmo estado… e o cara era diplomata! disse que moravam ali perto e que chegaram ao país há seis meses, depois de um período na Rússia. ele perguntou se eu conhecia o país, falei que gostaria de conhecer Mandalay e conheço o poema do Kipling que tem a cidade no nome. não mencionei que também sei que um dos gênios da raça do pop, Nick Drake, nasceu lá – até porque sei lá se a junta militar permitia música ocidental. quando mencionei a Aung Suu Kyi, ele fez uma cara estranha e eu entendi o recado. por fim, passei meu número a ele e disse que, se ele precisasse de ajuda com algo, ou quisesse conhecer a cidade, era só dar um toque.

e agora eu descobri que tenho vizinhos da Birmânia, e é isso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s