estante virtual

uma das coisas legais da internet é ver que existe um monte de blógues de adolescentes e universitários sobre literatura. já vi muita página de gente jovem resenhando, discutindo e comentando livros. não vou entrar no mérito da qualidade das leituras: pode ser “Crônicas de Nárnia”, “O apanhador no campo de centeio”, Paulo Coelho ou qualquer outra coisa, de verdade. porque alguns ali – uma parte pequena, mas que existe – chegarão a conhecer livros ainda melhores e, no processo, descobrirão as coisas legais que decorrem da leitura.

o que nos leva a um trecho de um texto do Pedro Sette Câmara que o Jonas da Galoucura me indicou e que transcrevo abaixo:

Eu não gostava quando diziam que eu “gostava de ler”. Essa expressão não faz muito sentido. Você pode até gostar de ler alguma coisa antes de dormir, procurar esse tipo de entretenimento, tudo bem. No meu caso, e no de muita gente, o que havia era interesse por assuntos, e para abordar esses assuntos era e é preciso ler. Se fosse possível beber as obras de Pascal em vez de lê-las, eu as beberia. Lembro bem de pensar que não faria sentido dizer que eu gostava dos livros de Viktor Frankl, que li bem garoto: o que ele discutia era tão relevante, que apreciar a leitura era secundário.

talvez a expressão “gostar de ler” não faça sentido, mas não tenho certeza. mas, qualquer que seja a motivação, é bom ler. e que a ampliação do acesso à literatura não a torne banal aos olhos das novas gerações.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s