agente laranja

faz cerca de um mês que morreu o Fred Leal, jornalista carioca que, embora eu não conhecesse pessoalmente, era amigo de vários amigos meus. evidentemente, a perda de alguém de 31 anos por um AVC é algo difícil de se compreender, então mesmo eu, que não o conheci senão pelo que meus amigos diziam e pelo que ele escrevia, fiquei chocado.

conversando com eles depois, e buscando a memória do cara, descobri um de seus blógues, o Rango Tru. culinária direta, sem frescuras, mas sem descambar para o tosco do Larica Total (nada contra, eu adoro). foi o Fred que ensinou o JP a fazer o bife perfeito, e um dia eu comi esse bife e achei mesmo delicioso – o passo-a-passo tá na página. também achei lá uma receita de burritos de frango e uma de talharim na manteiga com foie gras que vou tentar – nem que seja com o patê de fígado de pato e carne de porco que comprei esses dias, porque foie gras é caro e eu me sinto com peso na consciência comprando.

enfim, o Craudio e o André vão adorar o Rango Tru. mas estou falando dele aqui hoje, além da homenagem ao Fred, porque foi lá que descobri que não é para jogar azeite na água que você ferve para fazer o macarrão. fui fazer um penne* hoje e lembrei disso, e ficou muito melhor: o molho aderiu bem à massa, coisa que não acontece quando você joga azeite.

o almoço de hoje também foi um tributo à minha avó materna, Nair Palandi (1926-1987), porque foi macarrão com frango assado, que era o almoço que ela fazia TODO domingo. não que eu, com cinco anos de idade, reclamasse… achava tão bom que é uma das minhas memórias mais fortes daqueles primeiros anos. não fiz o talharim massa fresca que ela usava, mas foi bom do mesmo jeito.

* se você estiver na Itália e for pedir um prato de penne, lembre-se de que a pronúncia certa é “PEN-NE”, com uma paradinha entre as duas sílabas. e não pense que é frescura: se você falar a palavra de uma vez só, vão achar que você quer uma parte da anatomia masculina.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s