BNH

de uns dois anos para cá, Márcio e eu estamos alertando: há uma bolha imobiliária no ar. ninguém sabe quando estoura, mas há. e não é que todo mundo vá se ferrar com ela: quem compra para morar, sem problemas. quem enfia o pé na jaca em prestações enquanto ouve corretores dizendo que “dá 30% ao ano, garantido, ad infinitum” é que pode se dar mal. enfim, não sou economista, apenas sei que nenhuma onda de otimismo desenfreado dessas dura para sempre.

daí hoje, no meio da tarde, a manchete do UOL era “Preço de imóvel é irrealista e insustentável, diz estudo“. como disse acima, ninguém sabe quando estoura, nem o tamanho da encrenca. agora vamos ver onde isso vai chegar…

Anúncios

6 thoughts on “BNH

  1. eu ia comentar justamente isso. falo há pelo menos quatro anos hehehe

    uma correção: a “valorização” nesse período foi de mais de 100%, não quase (afinal, a alta é justamente um dos sintomas de bolhas econômicas).

    no período de euforia (que já passou), a maioria dos brasileiros financiou esses imóveis em vinte, vinte e cinco, trinta e, agora, trinta e cinco anos. sinceramente não acho que quatro, cinco, seis, sete anos de superavaliação e euforia devam ser base de uma conta de duas ou três décadas de juros compostos! imagina a classe B e C nos próximos anos, arcando com dívidas cada vez mais altas que o valor do bem financiado – o que vai ter de devolução, despejo etc. BNH reloaded.

    http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/capa_29061983.shtml

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s