visú

como país pobre que é (e que lembra o Brasil de 20 a 25 anos atrás nisso), o Peru tem áreas muito feias, nas quais a ocupação foi desordenada e as construções são medonhas. mas a beleza da parte turística compensa isso com sobras: Lima tem belas praças, tanto em bairros mais internos quanto à beira-mar, e as praças também são um destaque de Cusco. os sítios arqueológicos variam entre o inusitado (Sacsayhuamán, ou sexy woman, te ensinam os locais a não esquecer o nome) e o soberbo (as terraças de Moray, por exemplo).

eu e a patroa visitamos também os salares de Maras, outra atração bem bonita. tudo bem, não deve ser muito agradável trabalhar lá, mas é bonito. no Vale Sagrado, as cidades são minúsculas: Urubamba, por exemplo, tem apenas uma rua asfaltada (a estrada) e sem ela tudo viraria o caos. no dia em que passamos por lá, um funeral fechou a rua e demoramos 40 minutos para andar 500 metros.

como esses lugares do Vale Sagrado geralmente são visitados ao longo de dois ou mais dias, é bom ficar no melhor hotel possível. em Urubamba ficamos no Aranwa, um hotel fabuloso. nossos queixos caíram, e a vontade de sair de lá era zero. na verdade, teríamos ficado mais um dia e pego aqueles tratamentos de spa que eles oferecem, se soubéssemos. em Lima, se o hotel não é grande coisa, a cidade te dá opções… mas nesses lugares menores não é assim.

e Machu Picchu… ah, Machu Picchu…

sabe aquela imagem de doidões e esotéricos que você tem de lá? eles estão lá. mas tem muita gente normal também, e é uma torre de Babel: a patroa e eu víamos ingleses, americanos, chineses, japoneses, brasileiros, latinos de todos os cantos… e de todos os tipos. culpa da paisagem maravilhosa: em Ollantaytambo, que visitamos antes de subir a Machu Picchu, já nos deparamos com umas coisas cinematográficas… e lá em MP o drama é ainda maior. de tão bonito, não parece real, só que é. e para onde quer que você olhe, o encanto está presente.

é um clichê dos grandes dizer que Machu Picchu é o ápice da viagem – e em termos de beleza natural, é mesmo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s