extremidade

então, já tem uma semana que cheguei do Peru e ainda não falei sobre como foi a viagem. o que tenho a dizer vai ser espalhado por alguns posts, começando pelo do clima:

– o clima não é para iniciados. cada lugar que a patroa e eu visitamos tem um clima diferente, e todos são insólitos para quem está acostumado com a pouca variedade brasileira. por conta da corrente de Humboldt, Lima (que fica à beira do Pacífico) é permanentemente coberta por uma camada de névoa, então nunca faz sol. para completar, a corrente não deixa que chova na cidade – no máximo, garoas finíssimas que dizem ser frequentes. um local me disse que a última chuva de verdade aconteceu em 1975, outro disse que foi em 1983; de toda forma, as casas não têm telhados, apenas lajes.
– em Cusco, a 3,4 mil metros de altitude, se você sai ao sol sem bloqueador vai se queimar: o índice de raios UV é altíssimo. e se você se abrigar na sombra vai morrer de frio: é bizarro sentir a diferença. mais que isso, os trinta e tantos graus positivos durante o dia viram, à noite, algo entre zero e dez. senti minha mandíbula batendo freneticamente numa simples caminhada sem casaco da van até a porta do hotel, coisa de 50 metros;
– no Vale Sagrado e em Machu Picchu o clima é uma versão um pouco mais amena do de Cusco (são mil metros menos), mas não espere tranquilidade: o fôlego lhe falta do mesmo jeito e à noite a temperatura despenca.
– ir entre julho e setembro significa pegar muita poeira no ar, exceto em Lima: a aridez do interior peruano é selvagem. recorrer ao oxigênio em tubos e cilindros é coisa recorrente entre os forasteiros.

Anúncios

One thought on “extremidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s