“a seleção natural é cruel no Plano Piloto”

meses atrás, Ximeninho e eu discutimos a velha doença brasiliense de achar que a cidade não tem nada, ou que já deu o que tinha que dar. de vez em quando ela até bate em mim, especialmente quando lembro do mercado imobiliário, do governo que foi eleito em outubro ou da altura da grama das quadras da Asa Sul, mas isso invariavelmente passa.

mas essa semana um amigo, dos maiores fãs do DF e que mora na cidade praticamente desde que nasceu, veio com uma ideia no MSN: mandar a real (seja lá o que isso queira dizer) em 2011 e ir embora em 2012. parece até que queria se mandar para Paris.

no meio disso eu lembro de gente daqui que está em Paris, em Tóquio, em Nova Iorque, ou até em São Paulo. uns por períodos determinados, outros sine die, uns tantos que detestam Brasília e que, se pudessem, nunca mais voltariam à cidade. conversando sobre isso com o João Paulo, veio à cabeça a frase que batiza esse post: “a seleção natural é cruel no Plano Piloto”, como se houvesse aí um mecanismo de seleção dos organismos que vão ficar no DF e aqueles que acertarão seus rumos fora da cidade – ou então que morrerão tentando, para além do quadradinho goiano.

lembro também daqueles que chegam à cidade e que nela ficam sem qualquer comprometimento (quanto menos amor), um lance bem asséptico. acho uma pena, e para falar a verdade me dá até um certo ódio, que contenho. em vez disso, da minha parte, prometo: Brasília será ainda mais f*** em 2011 do que foi em 2010.

*

p.s.: provavelmente reutilizarei a frase sobre a seleção natural no Plano Piloto mais para frente, talvez num conto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s